GRM Acústica GRM Acústica

  • Experiência
    Experiência
    Experiência
    Experiência

    19 anos de atividade em avaliação acústica. Os projetos mais complexos e desafiantes. Centenas de ensaios em campo e laboratório; dezenas de simulações e testes. Artigos científicos de investigação publicados na área.

  • Recursos
    Recursos
    Recursos
    Recursos

    Possuímos equipamento e sistemas dedicados à avaliação acústica e somos um ativo laboratório de acústica e vibrações no Brasil.

  • Rigor das Medições
    RIGOR DAS MEDIÇÕES
    Rigor das Medições
    RIGOR DAS MEDIÇÕES

    Todo o equipamento utilizado na avaliação acústica está calibrado e certificado por laboratórios acreditados. Todos os procedimentos utilizados seguem os requisitos legais e normas.

  • Isenção
    ISENÇÃO
    Isenção
    ISENÇÃO

    A isenção dos resultados apresentados nos nossos relatórios e trabalhos é garantida pelos procedimentos do nosso laboratório.

  • Rastreabilidade
    RASTREABILIDADE
    Rastreabilidade
    RASTREABILIDADE

    Por se utilizar equipamento e processos certificados, todas as nossas medições e análises possuem uma cadeia de rastreabilidade.


    Podemos ajudar a concretizar o seu projecto. Contacte-nos para em conjunto avaliarmos a sua situação.

Nossos serviços

AVALIAÇÃO DE RUÍDO AMBIENTAL

A exposição ao ruído deve ser controlada através da Avaliação Acústica de Ruído Ambiente de modo a se criar um bom ambiente acústico nos edifícios de habitação, edifícios públicos (como escritórios, lojas, escolas, etc.) e durante as viagens.


Para a grande maioria das pessoas um ruído específico é considerado incomodativo ou não em função dos seguintes fatores:


  • nível de pressão sonora em dB(A)

  • característica tonais do espetro

  • características temporais impulsivas ou constantes

  • atividade das pessoas

  • período do dia

  • tempo de exposição

Efetuamos a medição dos níveis sonoros no entorno da instalação para determinação do nível sonoro médio de longa duração – indicadores Lden e Ln, Leq.


Este requisito é aplicável para a instalação e exercício de atividades ruidosas de caráter permanente, onde se incluem as atividades industriais, comerciais ou de serviços, bem como fontes de ruído em geral.


Avaliação Acústica de Ruído Ambiente


As fases em que se divide o nosso trabalho de Avaliação Acústica de Ruído Ambiente são:


  • Medição com a instalação nas suas condições normais de funcionamento e determinação dos níveis sonoros médios de longa duração;

  • Elaboração do relatório;

AVALIAÇÃO DE INTENSIDADE E POTÊNCIA ACÚSTICA DE FONTES

Uma fonte sonora caracteriza-se pela potência que radia em campo livre (i.e. longe de qualquer obstáculo), independentemente da sua localização espacial. Por definição, a potência é uma medida da energia radiada por uma fonte sonora.


A GRM efetua a determinação dos níveis de potência sonora emitidos pelas fontes de ruído, a partir da pressão sonora, de acordo com os requisitos das Normas internacionais.


As fases em que se divide o nosso trabalho são:


  • Medição da pressão sonora com o equipamento, ou instalação, nas suas condições normais de funcionamento;

  • Cálculo da potência sonora;

  • Elaboração do relatório.

AVALIAÇÃO DO RUÍDO NO LOCAL DE TRABALHO

A degradação da função auditiva caracteriza-se pelo aumento do limiar de audição.


A perda de audição caracteriza-se por ser progressiva, e varia dependendo da frequência: o limiar de audição “é empurrado para cima”.


A exposição a quantidades de ruído excessivas, normalmente durante o período de trabalho, ainda faz com que a perda de sensibilidade seja maior, que a normalmente associada à idade.


O que fazemos


Para caracterizar o ambiente acústico e de vibrações no local de trabalho podemos realizar diversos ensaios.


As diferentes fases em que se organiza o serviço de ensaios de avaliação acústica e de vibrações no local de trabalho são os seguintes:


  • Análise prévia dos locais de trabalho sujeitos a avaliação

  • Realização de medições nos postos de trabalho

  • Tratamento de dados

  • Elaboração de Relatório

  • Elaboração das fichas individuais para todos os trabalhadores expostos

Medidas Corretivas


Podemos também fornecer projetos e soluções de controle de ruído e vibrações, incluindo na modalidade “chave-na-mão”.

AVALIAÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO

Para caracterizar o isolamento sonoro são utilizados os seguintes índices:


– isolamento sonoro efetivo

– isolamento sonoro corrigido


O isolamento sonoro efetivo D define-se simplesmente como a diferença em dB entre o nível na emissão, L1, e o nível na recepção L2 : D = L1- L2.


Esta diferença é dada para cada banda de frequências ou globalmente. As medições normalizadas ISO utilizam um dado ruído (em geral ruído rosa ou ruído de tráfego rodoviário) na sala de emissão. A diferença de níveis pode ser dada em bandas de oitava ou em bandas de terço de oitava, em dB ou em dB(A).


Ordens de grandeza:


– 35 dB(A) consegue-se ouvir tudo.

– 40 dB(A) a conversação não é inteligível.

– 50 dB(A) a conversação é inaudível.


Isolamento Sonoro Corrigido


Em alguns países, o isolamento sonoro corrigido entre dois espaços fechados DnT tem em conta que a maioria dos quartos e salas de habitações ocupadas apresenta um tempo de reverberação em torno de 0,5 s. As medições de campo são então normalizadas para este valor.


DnT = D + 10 log T/T0,

em que T0 é o tempo de reverberação de referencia de 0,5 s e T é o tempo de reverberação medido no espaço de recepção.


Realizamos ensaios para verificação por comparação com os requisitos legais previstos.


Os ensaios de avaliação acústica realizados são os seguintes:

  • D nT,w – índice de isolamento sonoro – sons aéreos

  • nT,w – índice de isolamento sonoro – sons de percussão

  • D 2m,nT,w – índice de isolamento sonoro – sons aéreos de fachadas

AVALIAÇÃO DE TEMPO DE REVERBERAÇÃO

Chama-se reverberação ao fenômeno de permanência de um som após a cessação de emissão por parte de uma fonte sonora e esta é caracterizada através da medição do tempo de reverberação. A permanência do som corresponde ao conjunto das reflexões sobre as paredes da sala.


Para quantificar a reverberação, Sabine introduziu o conceito de tempo de reverberação: é o tempo necessário para que o nível de pressão sonora decaia em 60 dB após a cessação de emissão da fonte sonora.


O ensaio de avaliação acústica realizado é o seguinte:

  • T – tempo de reverberação

AVALIAÇÃO ACÚSTICA DE INSTALAÇÕES

A medição de ruído de equipamentos comuns de edifícios, só é aplicável se já estiverem instalados no edifício equipamentos comuns (Ex. bombas de água, exaustão, elevadores ou outros).


A GRM efetua a verificação por comparação com os requisitos legais previstos.


O ensaio de avaliação acústica realizado é o seguinte:


  • L Ar, nT – nível de avaliação do ruído particular de equipamentos coletivos de um edifício

LAUDOS PARA CERTIDÃO DE TRATAMENTO ACÚSTICO ADEQUADO

  • A Certidão de Tratamento Acústico Adequado é destinada aos estabelecimentos ou instalações potencialmente causadoras de poluição sonora.

  • O pedido da Certidão deve ser realizado, apresentando o projeto, o habite-se e a Consulta de Viabilidade de Instalação e o responsável pelo estabelecimento ou instalação possivelmente causadora de poluição sonora.

  • O prazo de validade da certidão é de 2 anos, expirando nos casos de mudança de razão social, alterações físicas do imóvel, como reformas, ampliações ou qualquer alteração na aparelhagem sonora utilizada e/ou na proteção acústica instalada; qualquer alteração que implique modificação nos termos contidos na certidão e qualquer irregularidade no laudo técnico ou falsas informações contidas no mesmo.

  • Para renovação da certidão, o pedido deverá ser realizado três meses antes do seu vencimento, não se admitindo o funcionamento através de prazos ou prorrogações.