O ruído se refere a todo som indesejado que pode causar incômodos aos ouvintes. Por exemplo, uma música comumente é um som agradável que provoca emoções agradáveis, mas também é um ruído quando atrapalha alguém a dormir.
A maioria das máquinas industriais são fontes produtoras de ruído, impactando os colaboradores e vizinhos do local de diferentes maneiras. A exposição seja contínua ou esporádica afeta a audição, comunicação, produtividade e comportamento.
Dessa maneira, o controle de ruído é imprescindível tanto do ponto de vista econômico quanto de Saúde e Segurança do Trabalho para os mais variados empreendimentos.
Por sua vez, existem inúmeros métodos para mitigar e controlar a situação. Continue a leitura para compreender quais são as diferenças técnicas de controle de ruído!
Entendendo o termo
Antes de mais nada é necessário entendermos exatamente como se dá o procedimento para posteriormente tratarmos das diferenças técnicas de controle de ruído.
Nem sempre a expressão deve ser entendida como sinônimo de redução de ruído. Trata-se na verdade da tecnologia para obtenção de um nível de ruído aceitável, de acordo com considerações econômicas e operacionais.
Quais são as diferenças técnicas de controle de ruído?
A diferença varia principalmente por conta da frequência. Em geral podem-se considerar três categorias:
- Controle de ruído da fonte;
- Controle de ruído da trajetória de transmissão;
- Uso de protetores sonoros em medições para o receptor.
A solução deve ser avaliada sob pontos de vista diferentes e comparados com seus respectivos custos. Ademais, a opção por cada método deve ser feita com base na quantidade de som que se deseja reduzir, além de questões econômicas e operacionais.
Controle de ruído da fonte
Neste procedimento é possível agir por diferentes vertentes para se chegar ao resultado.
- Redução da amplitude das forças que geram ruído, por exemplo, isolamento da vibração de componentes
- Redução do movimento de componentes que estão em vibração, como por exemplo, a aplicação de materiais com características de amortecimento ou alteração de frequência.
Outra técnica é a alteração da operação usual, ou seja, algumas empresas optam por reduzir ou até mesmo suspender as atividades durante o período noturno.
Controle da transmissão
Outra técnica é o controle da transmissão através da redução da energia enviada ao receptor. Isso acontece por:
- Ocupação: Alteração do direcionamento da fonte ao receptor, o que causa uma considerável redução do nível de ruído percebido.
- Barreiras: Aqui há a instalação de dispositivos com massa e altura para reduzir o nível de pressão sonora entre fontes de som e receptores.
- Enclausuramento: Construir uma espécie de enclausuramento na região onde está a fonte de ruído ou o receptor é uma solução para controlar a transmissão.
Absorção: A instalação de materiais absorventes em áreas como teto, piso e paredes é uma opção para atenuar o ruído em ambientes como fábricas.
- Perda Reativa: Descontinuidades na trajetória como atenuadores de ruído O alteram as condições de propagação, refletindo a energia sonora de volta para a fonte.
Controle da exposição:
Em alguns casos não é possível reduzir ruídos de intensidade extrema. A partir disso, uma técnica de controle é a rotatividade dos colaboradores expostos nessas áreas para garantir a preservação da saúde.
Conte com consultoria de quem entende!
O ruído é um problema de grande importância econômica e social na modernidade. Por isso, é preciso contar com uma consultoria especializada para mitigar os efeitos e garantir resultados eficazes.
A GRM pode oferecer os softwares mais avançados na medição de ruído e expertise em mais de 20 anos no mercado.
Conheça as nossas soluções e controle o ruído da sua indústria!