GRM Acústica GRM Acústica

AVALIAÇÃO DE RUÍDO OCUPACIONAL

Avaliação acústica no local de trabalho


A surdez é uma das doenças profissionais mais comuns. Para avaliar o risco de ela ocorrer é necessário regularmente proceder à medição de ruído no local de trabalho de forma a minimizar o seu impacto nos trabalhadores.

Efetuamos a avaliação da exposição ao ruído em posto de trabalho e avaliação da exposição a vibrações no corpo humano.


As diferentes fases em que se organiza o serviço de ensaios de avaliação acústica no local de trabalho, por nós realizados, são as seguintes:


  • Análise prévia dos locais de trabalho sujeitos a avaliação;

  • Realização de medições nos postos de trabalho;

  • Tratamento dos dados recolhidos com software especializado certificado;

  • Elaboração do relatório da análise de acordo com a legislação vigente;

  • Elaboração das fichas individuais para todos os trabalhadores expostos.

Podemos efetuar a avaliação da exposição, ao ruído, dos trabalhadores da sua empresa. Entre em contato para avaliarmos a sua situação.

AVALIAÇÃO DE VIBRAÇÃO OCUPACIONAL

Efetuamos a avaliação de vibrações ocupacionais de acordo com os requisitos da Lei, Prescrições mínimas de proteção da saúde e segurança dos trabalhadores em caso de exposição aos riscos devidos a vibrações


  • AVALIAÇÃO DAS VIBRAÇÕES TRANSMITIDAS AO SISTEMA MÃO-BRAÇO

    As vibrações são transmitidas ao sistema mão-braço através da palma e dedos da mão. Os trabalhadores cujas mãos estão regularmente expostas a vibrações transmitidas ao sistema mão-braço podem sofrer lesões nos tecidos das mãos e braços que provocam os sintomas conhecidos como síndroma das vibrações transmitidas ao sistema mão-braço.


  • AVALIAÇÃO DAS VIBRAÇÕES TRANSMITIDAS AO CORPO INTEIRO

    As vibrações são transmitidas ao corpo inteiro através do assento, ou dos pés, pelas máquinas ou veículos do local de trabalho. A exposição a níveis elevados de vibrações transmitidas ao corpo inteiro pode pôr em risco a saúde e a segurança, sabendo se que podem provocar ou agravar lombalgias e outras patologias. Os riscos são maiores quando a amplitude das vibrações é elevada, os períodos de exposição são longos, frequentes e regulares e as vibrações comportam choques e sacudidelas violentos.

MEDIÇÃO DE ISOLAMENTO ACÚSTICO

  • Estudamos e projetamos soluções de isolamento sonoro à medida de cada caso específico

  • Dispomos também das técnicas experimentais necessárias para validar o projeto, depois de estar executado.

MEDIÇÃO DE INTENSIDADE E POTÊNCIA SONORA

Medição de Potência Sonora


Uma fonte sonora caracteriza-se pela potência que radia em campo livre (i.e. longe de qualquer obstáculo), independentemente da sua localização espacial. Por definição, a potência é uma medida da energia radiada por uma fonte sonora.


Para se expressar esta quantidade em dB, o nível de potência sonora, normalmente representado por SWL ou Lw, define-se como:



onde W0 é a potência acústica de referência


A GRM efetua a determinação dos níveis de potência sonora emitidos pelas fontes de ruído, a partir da pressão sonora, de acordo com os requisitos da Norma.


As fases em que se divide o nosso trabalho são:

  • Medição da potência sonora com o equipamento, ou instalação, nas suas condições normais de funcionamento;

  • Elaboração do relatório.