O que diz a ABNT NBR 10152:2017 Errata 1:2020?

O que diz a ABNT NBR 10152:2017 Errata 1:2020?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável por estabelecer os termos e definições relacionados à acústica na Norma Brasileira. A ABNT NBR 10152 foi desenvolvida no Comitê Brasileiro de Construção Civil (ABNT/CB-002) pela Comissão de Estudo de Desempenho Acústico de Edificações (CE-002:135.001).

 

Continue a leitura para entender do que se trata!

 

O que é a ABNT NBR 10152:2017?

 

A norma técnica brasileira estabelece os procedimentos para avaliar o ruído em ambientes internos e externos. Fornecendo diretrizes para medição, classificação e avaliação do ruído ambiental para proteger a saúde humana.

 

Então define vários termos relacionados ao ruído e estabelece requisitos técnicos para realizar medições acústicas.

Além disso, especifica os métodos de avaliação, os equipamentos necessários, os critérios de classificação do ruído em diferentes ambientes e os níveis de ruído recomendados para cada situação.

 

Assim como a ABNT NBR 10152:2017 aborda os efeitos do ruído na saúde, estabelecendo limites e critérios para proteger as pessoas contra a exposição a níveis excessivos de ruído que possam causar danos auditivos ou outros problemas de saúde.

 

Com efeito, a norma fornece diretrizes e critérios para a avaliação do ruído, mas não possui força legal obrigatória. Ainda assim serve como referência para projetos arquitetônicos, licenciamentos ambientais e estudos de impacto sonoro.

 

Esta norma estabelece os procedimentos técnicos a serem seguidos ao realizar medições de níveis de pressão sonora em ambientes internos de edificações, bem como os valores de referência para avaliar os resultados de acordo com a finalidade de uso do ambiente.

 

O ruído em ambientes internos de edificações deve ser avaliado conforme descrito nesta norma. Os valores de referência têm a finalidade de uso do ambiente da medição para preservar a saúde e o bem-estar humano.

 

Ou seja, recomenda-se que construtores, empreendedores, incorporadores e autoridades adotem esses valores de referência para o uso adequado dos diferentes ambientes internos de uma edificação.

 

A revisão desta norma foi motivada pela necessidade de harmonizar os procedimentos técnicos a serem seguidos nas seguintes aplicações:

  • Medição dos níveis de pressão sonora em ambientes internos de edificações, independentemente das fontes sonoras envolvidas.
  • Determinação do nível sonoro representativo de um ambiente interno de uma edificação.
  • Avaliação de um ambiente interno de uma edificação, em função de sua finalidade de uso, sem ocupação;
  • Orientação à elaboração de projetos acústicos de ambientes internos de uma edificação

 

O que diz ABNT NBR 10152:2017? 

Procedimento para medição de níveis de pressão sonora em ambientes internos de edificações:

 

Objetivo:

  1. O objetivo deste procedimento é determinar o nível de pressão sonora representativo de um ambiente interno em uma edificação, bem como fornecer valores de referência para avaliação sonora e projetos acústicos, levando em consideração a finalidade de uso do ambiente.

 

Medições de níveis de pressão sonora:

2.1. Para avaliar fontes sonoras que contribuem para um ambiente interno de uma edificação, e quando as fontes em questão são equipamentos e/ou instalações prediais, recomenda-se a aplicação dos procedimentos de medição conforme estabelecido na norma ISO 16032.

 

2.2. Esta norma não se aplica à avaliação do desempenho acústico de sistemas construtivos de edificações. 

 

  1. 2.3. Além disso, a norma não abrange a avaliação do nível de exposição ocupacional de trabalhadores, nem questões ergonômicas relacionadas às atividades laborais nos ambientes em uso, nem a avaliação sonora de impacto ambiental.

 

Valores de referência:

 

3.1. Os valores de referência de níveis de pressão sonora levam em consideração a finalidade de uso do ambiente interno da edificação.

 

  1. 3.2. Esses valores de referência servem para estudos e projetos acústicos de ambientes internos, garantindo que os níveis de pressão sonora estejam em conformidade com as exigências específicas para a finalidade de uso do espaço.

 

Este procedimento visa fornecer diretrizes claras e consistentes para a medição de níveis de pressão sonora em ambientes internos de edificações, garantindo a adequação acústica dos espaços de acordo com sua finalidade específica.

 

Aliás continue acompanhando os nossos conteúdos preparados especialmente para sanar dúvidas sobre o universo da acústica, som e vibrações!

 

Para garantir uma consultoria completa e personalizada para o seu empreendimento, entre em contato com um de nossos técnicos!